Benefícios da esterilização por Autoclave
Eliminação de microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus e fungos. Prolongamento da vida útil dos alimentos. Preservação do sabor, aroma e valor nutricional dos alimentos. Manutenção da qualidade e segurança dos produtos alimentícios.
Como funciona?
Cada tipo de alimento possui uma composição diferente, e deve ser processado de acordo com o tipo de embalagem, envase, densidade, cor, textura, nível de esterilização, dentre outros fatores.
Fatores críticos que influenciam o sucesso da esterilização em autoclaves:
Temperatura: A temperatura precisa ser elevada o suficiente para destruir os microrganismos, mas sem comprometer a qualidade do alimento.
Pressão: A pressão controlada é necessária para elevar o ponto de ebulição da água e garantir a penetração adequada do calor. Além disso, é responsável por realizar contrapressão e evitar o colapso das embalagens.
Tempo: O tempo de esterilização depende do tipo de alimento e do tamanho do recipiente e deve ser definida durante a etapa de desenvolvimento das receitas.
Resfriamento: A Autoclave precisa ser resfriada de modo que o microrganismo não permaneça na temperatura ideal de reprodução/ativação.
Alimentos que são comumente esterilizados em Autoclaves:
- Conservas de alimentos, como frutas, vegetais e carnes.
- Leite e produtos lácteos. Sopas, molhos e caldos.
- Alimentos pré-cozidos e prontos para consumo.
- Dietas enterais e Parenterais. Pescados enlatados.
- Alimentação natural para animais.
Nos siga em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo o que rola por lá! @fhaizerautoclaves