Autoclaves para Tratamento de Madeira – Qual o processo?

By 22 de março de 2016 No Comments

O processo de Tratamento de Madeira por Autoclave, é um processo que introduz sob alta pressão um produto químico no veio da madeira, garantindo assim alta resistencia contra fungos, brocas e outros agentes nocivos a madeira. Madeiras devidamente Tratadas em Autoclave, podem ter durabilidades que variam entre 15 a 30 anos. Abaixo, segue um breve resumo do tratamento: 

– Para o tratamento da madeira, recomenda-se que a madeira a ser tratada esteja entre 20 a 30% de úmidade. 
– A madeira é então alocada em vagonetas, devidamente amarradas para evitar flutuação dentro do equipamento. 
– Essa vagoneta é introduzida dentro do Autoclave para inicio do ciclo.
– Com o auxilio de um sistema de CLP, exclusivo nas autoclaves Fhaizer, a madeira é submetida a um vácuo inicial. Esse vácuo serve principalmente para abrir os póros da madeira e permitir melhor penetração do produto químico. 
– Ainda sob vácuo, inicia-se a transferência do produto químico diluído em água de dentro dos reservatórios para o interior do Autoclave.
– Após o completo preenchimento, cessa-se o vácuo e inicia-se então o processo de alta pressão. Esse processo de pressão é justamante onde ocorre a penetração da solução química nos veios da madeira (células) e garante total homogenização do líquido dentro da madeira. 
– Depois desse período, a solução remanescente retorna para os reservatórios para serem usados no próximo ciclo (trata-se de um sistema fechado, ou seja, não há desperdício de produto). 
– Por fim, a madeira é submetida novamente a um novo vácuo, dessa vez apenas para tirar o excesso de produto da superfície da Madeira. 
– Após retirada da Madeira do interior do Autoclave, recomenda-se que ela seja alocada na área de gotejamento, para que ela seque e fique ideal para o uso.

Bioaxer Autoclaves
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.